• YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

© Desde 2016. O Poder da Colaboração.

Todos os direitos reservados.

Feito pra você com amor! <3

Quer mudar o mundo com a gente?

Fique atento aos próximos eventos.

Inscreva-se para receber nossa News, Pílulas da Nova Economia!

opoderdacolaboracao@gmail.com

Please reload

Artigos

A Colaboração como facilitador da Logística Reversa

15/04/2017

 

 

 

 

No início de fevereiro tive o privilégio de participar do evento chamado "O Poder da Colaboração"; sem sombra de dúvidas, o evento mais inspirador que acompanhei nos últimos anos.

 

Na ocasião, pude apresentar o Programa ABINEE Recebe Pilhas, iniciativa das empresas para a coleta de pilhas e baterias portáteis no Brasil. A temática do evento foi voltada para destacar as transformações que a colaboração pode gerar e, neste sentido, destaquei como o Programa tem evoluído ao longo dos anos.

 

Ao final de 2016, renovamos um termo de compromisso com a CETESB e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o qual contou também com a participação da Fecomercio/SP, representando os diversos sindicatos e estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo. Este documento prevê a continuidade da logística reversa de pilhas e baterias no estado, prevendo também sua ampliação a todos os municípios paulistas, ao longo de um período de 4 anos.

 

Sem dúvida alguma, esta meta ambiciosa não poderia ser proposta apenas com a participação dos fabricantes e importadores (originalmente as mantenedores do Programa). A entrada do comércio de modo formal a este sistema, irá permitir que milhares de novos pontos de coleta sejam criados, aproximando ainda mais este serviço dos consumidores, que pretendem se desfazer das pilhas e baterias que mantém guardadas em suas gavetas dentro de casa.

 

Foram 16 meses de negociações e muito trabalho, para que fosse possível contemplar os pontos de vista destes dois setores (indústria e comércio), que em muitos casos possuem desafios e interesses distintos. Mas certamente este foi um processo de grande aprendizagem e que permitiu uma maior aproximação entre as casas; transformando o relacionamento entre os representantes da indústria e do comércio e criando pontes para novas parcerias futuras.

 

Ao final desta etapa, concluída em 21 de dezembro de 2016 (com a assinatura do termo de compromisso), inicia-se agora um trabalho em parceria entre estes atores, conforme sugerido pelo conceito de responsabilidade compartilhada, visando preparar comerciantes, consumidores e fabricantes/importadores, para a nova fase da coleta de pilhas e baterias portáteis no estado de São Paulo.

 

Henrique Mendes é Analista de Sustentabilidade da ABINEE e foi palestrante da 4ª edição de O Poder da Colaboração.

Veja a palestra dele sobre Logística Reversa clicando aqui.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog O Poder da Colaboração