• YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

© Desde 2016. O Poder da Colaboração.

Todos os direitos reservados.

Feito pra você com amor! <3

Quer mudar o mundo com a gente?

Fique atento aos próximos eventos.

Inscreva-se para receber nossa News, Pílulas da Nova Economia!

opoderdacolaboracao@gmail.com

Please reload

Artigos

Móvel como um investimento, não mais um mero consumo

 

 

 

 

Nós, antes mesmo da Mudita Móveis, somos Ana Lúcia e Elis Cristina, duas mulheres que buscavam empreender com propósito, e tornar real o desejo de serem agentes transformadoras!

 

Foi então, trilhando esse caminho, que nos conhecemos em um hub do curso online de Teoria U do Prof. Otto Scharmer (MIT) e, a partir daí, o universo conspirou para que uma arquiteta e uma administradora percebessem sua similaridade de propósito e objetivo de vida, e a complementaridade de perfis. A ideia de ambas era a mesma, começar um negócio social! E por quê? Porque acreditamos que está emergindo uma sociedade a qual demanda novos modelos econômicos, novas formas de pensar, trabalhar, viver e se relacionar.

 

Com uma ideia e muita vontade nasceu a Mudita Móveis, nosso negócio social, que recebeu esse nome pois, em sânscrito, Mudita significa a felicidade sincera e desinteressada pelas conquistas do outro. Essa é a base da empresa de impacto que pretendemos lançar e que ainda encontra­se em estágio

 

de protótipo. A proposta é desenhar, produzir e vender móveis de uso essencial para pessoas que necessitem de peças funcionais que solucionem os problemas de pequenos espaços com múltiplos usos, como é a realidade de muitas pessoas de baixa renda. Queremos oferecer peças com as quais as pessoas possam ter uma relação mais afetiva, uma vez que são pensados a permitir que cada cliente possa customizar o seu próprio móvel seguindo o conceito “faça você mesmo”, e porque terão uma pegada sustentável e social, ao utilizar ao máximo outros negócios sociais na cadeia de produção e, em sua elaboração, materiais que seriam descartados, como é o caso da Madeira de paletes. Além disso, o preço e prazo de pagamento serão ajustados para atender às necessidades de nossos clientes.

 

E quão perto estamos dessa proposta? Nós, Elis e Ana, temos “namorado” essa relação de trabalho recente desde janeiro de 2017, e podemos dizer que, profissionalmente, hoje somos um “amor tranquilo em união estável” (:P). Definimos intuitivamente uma forma transparente de trabalho que usa e abusa de Skype, Trello, WhatsApp e Dropbox. Porém temos como base esclarecer olho no olho qualquer dúvida, tomar juntas qualquer decisão, e sempre que possível conversar ao vivo. Fomos entendendo o real objetivo da empresa e modificando seu conceito de forma desprendida da solução final, apenas apaixonadas por fazer a diferença, não importa como.

 

Esse caminho nem sempre linear já teve lindos rebentos: a parceria com a Unindo Forças (Cooperativa de Marcenaria) e com a Retalhar, o encontro com um potencial parceiro para prestar os serviços financeiros que precisamos, e a grata surpresa de sermos selecionadas pelo Programa Triggers de Aceleração e Educação em Negócios Sociais!

 

Pelo Triggers, em sua primeira fase, fomos convidadas a realizar um desafio de mobilização social na Paulista no dia 09/04, e resolvemos criar o #MovimentoMudita! Convidamos as pessoas a compartilharem suas muditas (felicidade pela felicidade do outro) em cartazes nas redes sociais e na Paulista e fizemos uma grande exposição de muditas em uma grade que fica na esquina da Av Paulista x R. Min Rocha Azevedo na região central da cidade de São Paulo. O resultado foi lindo: mais de 300 cartazes coletados e estimativa de mais de 1.000 pessoas impactadas pela ação!

 

                     Foto: Aujunvisual

 

Por enquanto essa tem sido nossa trajetória. Nos siga no FB (Mudita Móveis e MovimentoMudita) e Instagram (#movimentomudita) e torça por mais novidades boas, não só nossas, mas de todo o ecossistema de negócios sociais!

 

Elis Cristina foi participante da 1ª edição de O Poder da Colaboração e voluntária em outras 2 edições.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog O Poder da Colaboração