• YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

© Desde 2016. O Poder da Colaboração.

Todos os direitos reservados.

Feito pra você com amor! <3

Quer mudar o mundo com a gente?

Fique atento aos próximos eventos.

Inscreva-se para receber nossa News, Pílulas da Nova Economia!

opoderdacolaboracao@gmail.com

Please reload

Artigos

O Poder da Colaboração reúne ações de empreendedorismo e inclusão social no Rio de Janeiro

09/11/2017

 

 

Não basta reclamar ou pedir melhorias. Muitas ações realizadas no Rio de Janeiro descobriram na solidariedade, no fazer e no empreender uma parte da solução para transformar a difícil realidade econômica, social e cultural do estado. Na última terça-feira, dia 7 de novembro, O Poder da Colaboração, evento gratuito que fomenta e dissemina a economia colaborativa, a sustentabilidade e o empreendedorismo, reuniu lideranças na sede da OLX que estão fazendo a diferença no dia a dia. Mariana Aleixo, da Maré de Sabores; Fernanda Cubiaco, do Movimento Lixo Zero; Graça Gomes, da Banca de Livros e Henrique Saraiva, da Adapt Surf, apresentaram na sede da OLX seus projetos de inclusão e de negócios para um mundo mais solidário e as dificuldades que enfrentam para mantê-los de pé. 

 

Os depoimentos demostraram como se originaram várias iniciativas de parcerias e ações colaborativas de transformações de comunidades e a dura realidade enfrentada por esses líderes. Henrique Saraiva, da Adaptsurf, ofereceu uma palestra emocionante que desvelou a verdadeira superação de quem levou um tiro após o assalto e se reinventou profissionalmente. Portador de deficiência, superou seu problema e aprendeu a surfar de joelhos: foi o impulso que faltava para desenvolver uma escola de surf para pessoas como ele, para adaptar cadeiras de rodas e promover acesso às praias com ajuda de voluntários. Largou o emprego numa empresa de TI e focou no seu sonho. “Não espero muito de governos. Hoje sobrevivemos apenas com doações e ajuda de voluntários”, atesta. Ele tem entre seus alunos pessoas cegas, com síndrome de down e amputadas, dentre outros, que se realizam no surfe nas praias da Barra ou do Leblon.

 

Fernanda Cubiaco apresentou o Movimento Lixo Zero voltado para a limpeza de praias e do mar e relatou o esforço de limpezas de praia, de início solitário, que inspirou uma série de moradores da Zona Sul a trabalhar como voluntários no projeto. “O trabalho foi crescendo e envolvendo mais pessoas. Visitei mais de 100 restaurantes e hotéis ano passado oferecendo educação ambiental e treinamento para profissionais dessas áreas”, afirma Fernanda, ao citar apenas um exemplo de tenacidade necessária para levar sua ideia adiante.

 

O projeto Maré de Sabores teve como idealizadora a gastrônoma Mariana Aleixo, criada em uma das 16 favelas do Complexo da Maré. Mariana treinou em sete anos de projeto mais de 500 mulheres para o preparo de pratos variados. Importante para Mariana é o empoderamento das mulheres em uma comunidade pobre, com mais de 140 mil habitantes e com poucos recursos sociais e aparelhos culturais oferecidos pelo poder público. Segundo Mariana, somente com ações sociais e envolvimento dos moradores locais será possível estabelecer mudanças na realidade dessas comunidades. “Ações de segurança isoladas não vão resolver o problema dos conflitos nestes locais”, sentenciou.

 

Graça Gomes, da Banca de Livros, falou por sua vez do projeto que encanta jovens alunos de Benfica, da Mangueira e de Santa Teresa. Com formato semelhante a uma banca de jornal, o projeto atende o público infantil, adolescente e adulto e possui um acervo de mais de 5.000 livros, emprestados 16.000 vezes. “Não tem preço ver a transformação dessas crianças através da leitura”, atesta.

 

O CEO da OLX, Andries Oudshoorn, salientou a importância na mudança da cultura do brasileiro em relação à compra de produtos usados, via internet, base das operações da empresa. “É muito mais sustentável a compra de produtos que estão em ótimo estado. O preconceito acabou”, disse Andries, acrescentando que 84% dos brasileiros estão dispostos a vender bens usados, de acordo com pesquisa encomendada pela empresa.  

 

“Esse foi um momento importante para realizar O Poder da Colaboração no Rio de Janeiro, porque o encontro foi uma fonte de inspiração e mobilização para juntar ideias e projetos e trocar experiências a fim de ajudar a transformar a cidade e o estado”, avalia Izabella Ceccato, idealizadora do encontro.

 

 

 

Histórico

Após nove edições realizadas em SP durante os últimos 17 meses, O Poder da Colaboração reuniu mais de 800 pessoas para assistir cerca de 70 palestras. Na internet, foram 6.600 playbacks ao vivo (pessoas online em algum momento da transmissão) e mais de 12 mil visualizações nos 70 vídeos do YouTube.

Os principais temas abordados, segundo  Ceccato, foram: negócios de impacto social, mobilização, meio ambiente e sustentabilidade, cidades sustentáveis, trabalho, propósito e transformação, diversidade, empreendedorismo, economia criativa e qualidade de vida.

      

1.     Site Oficial: www.opoderdacolaboracao.com.br

2.     Canal no Youtube: www.youtube.com/opoderdacolaboracao

3.     Facebook: https://www.facebook.com/opoderdacolaboracao 

 

Conheça os perfis das pessoas envolvidas

 

Graça Gomes é a idealizadora e diretora dos projetos da Banca de Livros e Praça da Leitura, que desde 2002 percorre comunidades e escolas públicas levando o livro como instrumento de inserção social. São beneficiados mais de mil crianças todos os anos.

http://bancadelivros.com/newsite/o-projeto/

http://www.pracadaleitura.com.br/

 

Fernanda Cubiaco, sensibilizada com o volume de lixo no mar e nas areias das praias, começou a agir. Criou o blog Bota pra Girar, a Associação Brasileira de lixo Marinho e, em 2015 ingressou no movimento Lixo Zero, ao promover mudanças de comportamento e a coleta seletiva.

http://lixozero.org/v2/

 

Mariana Aleixo é uma especialista em gastronomia e fundadora da Maré de Sabores. Promove o empoderamento feminino por meio da gastronomia ao desenvolver uma cultura alimentar local, potencializando os serviços e beneficia as mulheres moradoras da Maré.

http://redesdamare.org.br/blog/uncategorized/mare-de-sabores/

 

Henrique Saraiva, após um lesão medular resultante de um tiro, reencontrou no surf seu modo de vida. Fundou a Adaptrsurf, o entidade sem finas lucrativos, que promove a integração e inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidades reduzidas, garantindo por meio de treinamento a igualdade de oportunidade para práticas de esporte e lazer.

http://adaptsurf.org.br/

 

O holandês Andries Oudshoorn chegou ao Brasil em 2011 e, desde 2015, é CEO da OLX Brasil. Com sua sólida experiência internacional, Andries lidera uma equipe de agentes da transformação para construir a cultura de consumo consciente no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=5k4OIfC4S1Y

 

Izabella Ceccato é idealizadora e curadora de O Poder da Colaboração, série de eventos gratuitos que dão voz e espaço para inciativas contarem o que estão fazendo por um mundo diferente, fomentando a sustentabilidade, o empreendedorismo e a nova economia. Publicitária, estudou Ecoliteracy no Schumacher College na Inglaterra e há 6 anos vive e é estudiosa da economia colaborativa e dos movimentos da sociedade em prol de um mundo melhor e mais harmonioso.

https://www.opoderdacolaboracao.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog O Poder da Colaboração